[ editar artigo]

Gerar valor: o desafio do RH contemporâneo!

Gerar valor: o desafio do RH contemporâneo!

Em meados da segunda década deste século, a revolução digital já havia transformado muitas empresas do exterior, remodelando a forma como vivemos e a maneira como trabalhamos devido ao grande volume de dados gerados pela população mundial e pela velocidade das mudanças, o que tornou quase impossível prever-se o futuro com algum grau de certeza. Sendo assim, diante de tantos desafios, o Setor de RH veio abraçando o People Analytics como alternativa simples e prática para lidar com as questões da contemporaneidade.

Conforme o Portal da Fundação Instituto de Administração[1] (2018) e da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (2017), o conceito People Analytics surgiu na gigante tecnologia do Google, no final da última década do século XX, sendo Mike West um dos fundadores da prática. Porém, só a partir de 2007 foi que o Google implantou efetivamente esse método na mídia através da plataforma Google Analytics, no momento em que recebia cerca de ‘15’ mil currículos por dia. Entretanto, ele não foi o pioneiro nessa prática porque a virada do século (de 1990 para o ano 2000) foi um período de grande expansão da informatização em todo o mundo, o que passou a exigir mudanças nas empresas para participação no mercado, abrindo as portas do empresariado para o mundo virtual. Atualmente, há um grande número de empresas em todo o mundo atuando em “Consultoria” com a ferramenta People Analytics, porém não encontramos outras plataformas gratuitas de propagação deste sistema além do Google (SBDC, 2017). 

De acordo com afirmativas dos autores Ulrich e Dulebohn (2015), a área de RH tem como meta principal gerar valor e, para isto, precisa estar conectada ao plano estratégico da empresa, tanto no contexto dos negócios que moldam a tomada de decisão e partes interessadas, como também nos objetivos e metas definidos pela organização. Portanto, podemos concluir que o alinhamento do Setor de RH à organização é fundamental para o sucesso do planejamento e bom andamento da engenharia de produção (ULRICH; DULEBOHN, 2015).

Este início de século desperta aos profissionais de Recursos Humanos, a oportunidade de reconduzir a área de RH a uma área estratégica, de forma a gerar resultados esperados á organização. 

 


[1] Portal da Fundação Instituto de Administração (FIA), de 18 de outubro de 2018, na pesquisa “People Analytics: o que é benefício e como aplicar”. Disponível em: <https://fia.com.br/>.

Indústria do Amanhã

Futuro dos Negócios
Roberto Bezerra Nobrega
Roberto Bezerra Nobrega Seguir

Engenheiro Industrial Mecânico, com Especialização em Administração da Produção, Mestrado em Administração na linha de Gestão da Inovação e Doutorando em Gestão de Pessoas na linha de People Analytics.

Ler conteúdo completo
Indicados para você