Este desenho foi feito inicialmente pelo Gartner. Cujo original utilizei numa palestra sobre Transformação Digital para a Natura. Ele trabalha o concreto e o abstrato do desenvolvimento desde o levantamento e entendimento do problema, até encontrar, desenvolver e implementar a solução.
Trata-se de um processo de desenvolvimento de novos produtos composto do que há de melhor em processos utilizados em Startups:
1) Começa com o Design Thinking no entendimento da necessidade, desejo e/ou problema do cliente/consumidor, seguindo pelo desenvolvimento do conceito, ideação, escolhas baseado em desejabilidade, possibilidade técnica de desenvolvimento, viabilidade econômica-financeira para fazer, testes e aprendizagem, tudo isso de fora cíclica (iterativa no processo e interativa junto ao cliente na execução). Esta etapa utiliza mais os designers com sua sensibilidade, empatia e criatividade.
2) Segue então pelo desenvolvimento utilizando-se conceitos Lean Startup, num laço de Construir, Medir e Aprender - desenvolvendo o produto de forma simultânea com o "desenvolvimento do cliente". Aqui se destacam os engenheiros.
3) Mas Lean Startup se conecta com o Agile, principalmente na etapa de Construção (build), em etapas chamadas Sprints (com a gestão compartilhada do produto pelo Product Owner, Scrum Master e equipe). Aqui os gestores de produto, desenvolvedores e especialistas em UI/UX trabalham juntos. Na realidade, Lean Startup e Agile acabam tornando-se uma coisa só.
Um abraço, @neigrando
Se gostou, por favor deixe um like e compartilhe o post.
Veja também estes artigos que detalham um pouco mais o processo:
- Usando o Design Thinking para Criar e Inovar nos Negócios
- Lean Startup – Para iniciar uma empresa enxuta e ágil
- O Modelo de Desenvolvimento do Cliente
- Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Projetos de Software
- A identificação das necessidades do cliente no desenvolvimento de novos produtos
- ...