Sabemos que uma das maiores características de um líder é seu estilo e forma de tomar decisões, sejam para resolver questões imediatas e às vezes reversíveis ou aquelas que prospectam um futuro desejável, muitas vezes mais difíceis ou impossíveis de reverter.
Por isso a importância do contexto, do ambiente, dos recursos, das informações e do conhecimento. Bons líderes e gestores no geral chegaram lá não só pelo conhecimento que possuem, mas pela experiência vivida como profissionais. Isso lhes dá uma capacidade intuitiva significativa e tendem, na maioria das vezes, principalmente em situações extremas, tomarem decisões rápidas e intuitivas, mesmo para assuntos complexos. É aí que mora o perigo, pois também sabemos que como humanos somos sujeitos a falhas, devido principalmente a nossa racionalidade limitada e nossos vieses cognitivos.
Nesse post quero enfatizar a importância do planejamento e da tomada de decisão baseada em informações, aconselhamento com especialistas e principalmente aos empreendedores iniciantes a importância do preparo.
Quando se trata de negócios inovadores, como no caso de Startups, a questão é ainda mais relevante, pois além dos riscos inerentes a quaisquer negócios, temos as incertezas que algo novo trás, sejam de mercado, de tecnologia, de relação societária etc. Decidir nesse contexto é mais difícil e pode trazer consequências que podem levar ao sucesso ou à falha e muitas vezes quebra do negócio que parecia bastante promissor.
Como lidar com isso? Como reduzir as incertezas? Como poder decidir melhor? Seria este o timing adequado?
As respostas a estas questões não podem ser simples, nem simplistas, pois estamos lidando com a complexidade das pessoas e suas relações e da empresa e do negócio, porém algumas dicas podem ajudar nesse processo. Segue algumas que me vem à mente:
- Procurar conhecer bem o cliente, mercado e setor de atuação. [Mercado]
- Observar os sinais e as tendências de consumo, de comportamento e de tecnologia, além do momento econômico e político vigente. [Tendências]
- Se possível, compartilhar a questão com sócios e conselheiros. [Governança]
- Buscar orientações profissionais daqueles que podem fornecer reflexão sobre os pontos chave, informações que faltam e possíveis cursos de ação. [Mentores]
- Ampliar a visão do negócio com uma visão 360º do mesmo por meio de ferramentas estratégicas apropriadas, que incluem Modelagem do Negócio (Lean Canvas ou BMG Canvas, Diagnóstico 360º, Análise SWOT e outras) [Visão 360º]
- Conhecer e utilizar métodos, técnicas e ferramentas de apoia a gestão de projetos e de desenvolvimento de novos produtos e inovação, como: Design Thinking, Lean Startup e Agile. [MTFIs]
- Ampliar e utilizar mais e melhor as redes de contatos e relacionamentos profissionais. [Networking e relacionamento com o ecossistema de negócios]
- Participar de eventos que realmente agregam valor ao negócio, desde que com objetivos claros do que se espera deles. [Eventos]
- Dar importância à comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes. [Comunicação]
- Considerar a cultura da empresa e a liderança apropriada das equipes. [Cultura e Lidernaça]
- Fazer uma Avaliação da Empresa antes de buscar investimento. [Valuation]
Cada item destes requer artigos completos para ajudar a esclarecer conceitos e práticas, mas acredito que isto já é um bom começo. E aí, concorda comigo? Acrescentaria algum item a esta lista?
Se precisar de apoio, conte comigo, entre em contato.
Caso deseje ir mais fundo, vide os artigos relacionados abaixo.
Abraços, @neigrando
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- Novo pensar para o futuro dos negócios [Pensamento Estratégico]
- Desenvolvimento Ágil de Produtos [Design Thinking, Lean e Agile juntos]
- E outros
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