Para àqueles que seguem a Metodologia tradicional do #KANBAN conhecem o mantra: "Gerencie o Trabalho e o Fluxo visando identificar possíveis #GARGALOS não as pessoas". Se de fato desejar otimizar a #AGILIDADE na sua empresa por meio do fluxo #PUXADO recomendo seguir este conceito atentamente.
No entanto, gostaria de colocar luz sobre um ponto importante detalhado no fluxo do KANBAN, ou seja, o conceito #LEADTIME x #CYCLETIME visando adequar os Indicadores relacionados ou #OKRs da sua empresa sem maiores desalinhamentos de expectativas.
> LEADTIME (vide gráfico): Tempo decorrido entre a solicitação ou geração da #DEMANDA e a sua entrega ao #CLIENTE ou #NEGÓCIO.
> CYCLETIME (vide gráfico): Tempo do #ESFORÇO decorrido entre o Início das tratativas da Demanda e o Término das atividades relacionadas com o trabalho.
No entanto na prática muitos Especialistas já estão trabalhando com o chamado "Ponto de Comprometimento" onde estão fica #FORMALIZADO o #ENGAJAMENTO para com a Demanda e a partir do qual passará a ser medido o novo #LEADTIME mais assertivo, portanto, e mais aderente com a expectativa do #BUSINESSOWNER bem como do #PRODUCTOWNER em total alinhamento com o #STAFF. Isso se deve devido ao fato de poder haver #GAP de tempo entre a entrada da Demanda e o tempo de Priorização desta mesma no chamado #BACKLOG do Produto ou Serviço, podendo causar possíveis desvios nos Indicadores do processo produtivo e gerando #DESMOTIVAÇÃO.
Fique atento e reveja se no caso da sua empresa isso também está sendo considerado no #STAFF e busque alinhamentos.
Consulte sempre uma #CONSULTORIA para melhor apoiar e desta forma #MITIGAR atrasos na evolução.
#Empresas #Negócios #Inovação #VUCA #AGILECoaching #BINA #TransformaçãoDigital #PCConsultancy #AGILE #AGILECOACH #CYCLETIME #LEADTIME